terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

                                                                    Leasing
O termo em inglês é que tem o nome de Leasing: o banco adquire o bem escolhido pelo seu cliente, para aluga-lo a outro cliente por um determinado prazo, ou seja, é o arrendador e o arrendatário.

Joana Sequeira Alves

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014


Franchising


Franquia, franchising ou franchise é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
É obrigatória a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições gerais do negócio jurídico. Embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia geralmente exige um investimento inicial alto, pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.
As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como redes de revendas, de representantes comerciais, de assistências técnicas, de distribuidores e outros.
A primeira empresa a implementar o sistema de franchising no Brasil foi o Yázigi Internexus, em 1950.

 




Podemos considerar três tipos de franchising:
Franchising de distribuição
O franqueado comercializa um produto fabricado pelo franqueador, sob a marca do qual é titular o último, beneficiando-se de assistência técnica e comercial.
Franchising de serviços
O franqueado presta um serviço, através de uma marca ou nome comercial licenciados pelo franqueador, com base nas diretrizes estipuladas pelo último.
Franchising de indústria
O franqueado fabrica, ele próprio, o produto a comercializar, sob uma marca ou nome comercial, segundo as indicações do franqueador.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Franquia

Constança Rodrigues

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O que é Monopólio:

Em economia, monopólio (do grego monos, um + polien, vender) é como se denomina a situação em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Uma forma evoluída de monopólio são os chamados oligopólios. Os monopólios podem surgir, devido a características particulares de mercado ou devido a regulamentação governamental, também conhecido como monopólio coercivo. O monopólio existe quando há um vendedor no mercado para um bem ou serviço que não tem nenhum substituto e quando há barreiras na entrada de empresas que tencionem vender o mesmo bem ou um bem substituto. Estas barreiras protegem o vendedor da concorrência. Tal como no caso de concorrência perfeita os exemplos de monopólio na sua forma pura são raros, mas a teoria do monopólio elucida o comportamento de empresas que se aproximam de condições de monopólio puro.Ter o poder de monopólio significa simplesmente o vendedor ter algum controle sobre o preço do produto. A fonte básica de monopólio puro é a presença de barreiras de entrada, de onde se destacam: a) economias de escala; b) patentes; e c) propriedade exclusiva de matéria prima. Existe a economia de escala quando empresas novas tendem a entrar em mercados a níveis de produção menores do que empresas estabelecidas. Se a indústria é caracterizada por economias de escala (custos médios decrescem com o aumento no volume de produção), os custos médios da empresa nova serão mais altos do que os custos médios de uma empresa estabelecida. Com referência as patentes cita-se, por exemplo a Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, em seu artigo 40, que permite a um inventor o direito exclusivo a usar a invenção por um período de 20 anos. Durante este período, o dono da patente está protegido da concorrência.

As principais razões associadas à existência deste tipo de concorrência, estão relacionadas com:
  • Inovações tecnológicas: produção de um novo produto patenteado;
  • Nacionalizações: concentração numa empresa estatal de várias empresas do ramo;
  • Impossibilidade de duplicação de custos fixos: quando a natureza da actividade inviabiliza que haja mais de uma empresa a fornecer um bem ou serviço, caso referido a montante como monopólio natural;



                                          Bens Normais 

São bens cuja procura aumenta devido ao aumento do rendimento do consumidor.
Os bens normais dividem-se em bens essenciais e bens de luxo.



                                                               Bens essenciais



Bens de luxo



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bem_normal
http://www.informeeconomico.com.br/conceitos/bem-normal/



Catarina Leitão nº6
EFTA 

Associação Europeia de Comércio Livre - bloco económico europeu

→Fundada a 4 de janeiro de 1960 na cidade de Estocolmo, Suécia;

Países fundadores: Reino Unido, Portugal, Áustria, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça – países que não aderiram à CEE (Comunidade Económica Europeia);

→Estes Estados juntaram-se para defenderem os seus interesses económicos através da criação de uma área de comércio livre;

Princípio: os produtos importados de estados-membros não estavam sujeitos ao pagamento de impostos aduaneiros, o que naturalmente serviu para fomentar as trocas internacionais no espaço desses países.

→Mais tarde aderiram á EFTA: Finlândia em 1961; Islândia em 1970; Liechtenstein em 1991;

→Em 1973:
- O Reino Unido e a Dinamarca abandonaram a EFTA (altura em que aderiram à CEE) assim como Portugal em 1986;
- A CEE assinou acordos com os estados-membros da EFTA: criação de uma zona de comércio livre para os 379 milhões de consumidores dos países de ambas as organizações;

→Em maio de 1992 a CEE e a EFTA passaram a designar essa zona de Espaço Económico Europeu (EEE);

Atuais membros da EFTA: Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça;

Ex-membros: Áustria, Dinamarca, Finlândia, Portugal, Reino Unido e Suécia.

verde escuro-países membros
                                                                                 verde claro- ex-membros



Bianca Matos 12ºC

Custo de Oportunidade

Custo de Oportunidade
→ Termo usado em economia para para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente económico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
→ O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha”. São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativo ou custos implícitos). Os custos económicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo facto dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.
Na medida em que na realidade económica normal a dotação dos recursos (nomeadamente tempo e rendimento) é limitada, a sua aplicação implica a realização de escolhas entre várias opções alternativas.
EXEMPLOS:
- Uma ida ao teatro implica que, pelo menos simultaneamente, não possamos ir ao cinema, quer por motivos temporais ou monetários;
- Uma pessoa que tenha 1000€ de rendimentos tem, por exemplo, a possibilidade de realizar uma viagem ou comprar um automóvel, mas nunca as duas coisas. Se fizer a viagem, o automóvel representará o seu custo de oportunidade ou vice-versa.
→O agente económico é obrigado a prescindir de uma das alternativas. Assim a que este abdica representa o custo de oportunidade.
→Esta realidade não acontece apenas a agentes individuais, acontece também noutras situações/realidades económicas.
As decisões do Estado também devem ter em conta os custos de oportunidade, por exemplo, ao nível da sociedade como um todo acontece ainda em vários casos que os custos de oportunidade associados a determinadas decisões do Estado são de difícil mensuração.
EXEMPLO:
Impacto ambiental – como avaliar o custo de oportunidade associado à construção de uma determinada infraestrutura (estrada, por exemplo) numa reserva ecológica?
Embora não haja dúvidas em relação as consequências (diminuição de espaços verdes, eventual desaparecimento de espécies de fauna e de flora,…) torna-se de facto complicado avaliar esses custos e por consequência avaliar o mérito de uma decisão desse tipo.
o custo de oportunidades pode ser ilustrado pelo recurso á figura de fronteira de possibilidades de produção que conduz a combinação de 2 bens ou serviços alternativos que maximizam a eficiência produtiva de uma determinada entidade económica.


Fontes:

http://www.youtube.com/watch?v=8JXEE3yUD6Q

Bianca Matos 12º C
Bens Inferiores
Bens inferiores são bens cuja procura diminui sempre que o rendimento da população aumenta.
É importante destacar que isso varia com o nível de renda. Alguém muito pobre pode passar a consumir mais produtos (como por ex.; Salsicha), mas com o aumento da renda e até que o salário suba o suficiente para substituir a salsicha por carne.

Catarina Fonseca nº5


GATT | OMC

GATT  (Acordo Geral de Tarifas e Comércio)

Conjunto de acordos de comércio internacional que têm como fim a abolição das tarifas e das taxas aduaneiras entre os países signatários.
Surgiu em 1947 (após a 2º Guerra Mundial) em Genebra, sob os auspícios da Organização das Nações Unidas e tinha como fim impulsionar a liberalização comercial e, assim, combater as práticas protecionistas adotadas desde a década de 1930.
Teve, ao todo, 8 rondas de negociação, sendo as mais importantes: "Kennedy Round" (1964-1967), "Tóquio Round" (1973-1979) e "Uruguai Round - Rodada Uruguai" (1886-1993). Este último acordo foi assinado por 117 países e teve como objetivo reduzir os entraves ao comércio mundial, tornando-o mais interdependente pelas sucessivas reduções das pautas aduaneiras e onde pela primeira vez se incluiu produtos agrícolas e serviços.
Assim, o GATT, um acordo criado para regular provisoriamente as relações comerciais internacionais, foi o instrumento que regulamentou por mais de quatro décadas as relações comerciais entre os países.
Portugal aderiu em 1962.


OMC  (Organização Mundial do Comércio)

 A OMC surgiu oficialmente em 1 de janeiro de 1995, com o Acordo de Marrakech, em substituição ao GATT e, por isso, com o objetivo de fazer cumprir as regras estabelecidas por este, nomeadamente no que respeita ao aumento do nivel de vida e do rendimento real, à realização do pleno emprego, à otimização dos recursos mundiais e à preservação do ambiente.
A organização lida com a regulamentação do comércio entre os seus países-membros; fornece uma estrutura para negociação e formalização de acordos comerciais e um processo de resolução de conflitos que visa reforçar a adesão dos participantes aos acordos da OMC, que são assinados pelos representantes dos governos dos Estados-Unidos e ratificados pelos parlamentos nacionais.
A maior parte da questões em que a OMC se concentra são provenientes das  negociações comerciais anteriores, especialmente a partir da Rodada Uruguai (1986-1993).
 A OMC integra 159 países e funciona através de uma Conferência Internacional Permanente e de uma Conferência Ministerial (o seu órgão máximo), onde cada país é representado por um ministro.
As decisões mais importantes são tomadas por unanimidade; os pormenores da aplicação das medidas são aprovados por maioria.


 Fontes:
http://www.infopedia.pt/$acordo-geral-de-tarifas-e-comercio-%28gatt%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Geral_de_Tarifas_e_Com%C3%A9rcio
http://www.infopedia.pt/$organizacao-mundial-do-comercio-%28omc%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Omc


Daniela Cortesão nº8

Aculturação

- Inicialmente era o termo utilizado para designar  as mudanças que podem acontecer numa sociedade diante da sua fusão com elementos culturais externos, geralmente por meio de dominação política, militar e territorial.

- Mais tarde  aculturação é todo fenómeno de interacção social que resulta do contacto entre duas culturas, e não somente da sobreposição de uma cultura a outra.

O QUE É A ACULTURAÇÃO?
Trata-se de aculturação quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra, formando uma nova cultura diferente. Além disso, aculturação pode ser também entendida como a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida.

 Um exemplo é o Brasil que adquiriu traços da cultura de Portugal, da África, que juntamente com a cultura indígena formou-se a cultura brasileira...

Jéssica Mendes nº10
NAFTA (North American Free Trade Agreement)



O que é?

Nafta ou Tratado Norte-Americano de livre comércio é um pacto económico envolvendo os EUA, o México e o Canadá tendo o Chile como associado.

O NAFTA entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1994.

Quais são as finalidades deste bloco económico?

- Eliminar as barreiras alfandegárias e facilitar o movimento de produtos e serviços entre o território dos países membros;

- Promover uma competição justa dentro da área de livre comércio;

- Aumentar as oportunidades de investimento dos países participantes;

-Oferecer proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;

Em suma, a finalidade é ampliar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna.


António Gonçalves
nº1 12ªC





sábado, 15 de fevereiro de 2014

Dumping :
- palavra inglesa,que deriva de "dump",em que um dos significados é despejar/esvaziar.
- esta palavra é usada em termos comerciais,na maioria das vezes no comércio internacional,que serve para designar a prática de introduzir no mercado produtos com custo inferior,com o objectivo de eliminar a concorrência e aumentar as quotas de mercado.

- é utilizado pelas empressas,que pretendem conquistar novos mercados internacionais.  
Assim sendo, vendem os seus produtos no mercado externo a um preço excessivamente baixo, por vezes, inferior ao custo de produção.
- É  utilizado de forma temporária sabendo que, posteriormente, irá ser praticado um preço mais alto que possa compensar a perda inicial.
-O dumping é uma prática desleal e proibida em termos comerciais. As regras antidumping são medidas adotadas com o objetivo de evitar que os produtores nacionais possam vir a  ser prejudicados. Uma medida antidumping é, por exemplo, a aplicação de uma quota específica para importação.


Dumping social:
 é uma prática de algumas empresas que visam um aumentos dos lucros deslocando-se de um local para outro, onde os salários são inferiores e/ou os direitos dos trabalhadores mais precários. 
Desta forma, as empresas conseguem colocar os seus produtos no mercado internacional com preços altamente competitivos.


Nota:
existe tambem o dumping ambiental que ocorre quando se verifica uma descida de preços,  porque existem empresas com fábricas em países onde a lei não exige que sejam tomadas medidas para a defesa do meio ambiente. 

Deste modo, os preços ficam mais baixos,e o ambiente altamente prejudicado, porque a tecnologia para a proteção do ambiente muitas vezes significa um grande investimento para as empresas.

Fonte: http://www.significados.com.br/dumping/
Sara Carvalho 12ºC




quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

OLIGOPÓLIO

Definição
Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço. 

Oligopólio e consumidores 
Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos. 

Combate à prática 
Os países que seguem uma economia baseada na livre concorrência empresarial, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia.

Características
Uma característica importante dos oligopólios é o facto de estarem em sectores com fortes barreiras à entrada, sejam elas os elevados custos de entrada, a existência de uma escala mínima de eficiência muito elevada, a existência de fortes economias de experiência, as limitações legais, ou outras. Os oligopólios são muito comuns, sendo muito frequente encontrá-los em alguns sectores da indústria, transportes e comunicações, nos quais as barreiras à entrada são elevados.

Webgrafia
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/oligopolio.htm

http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/oligopolio.htm

Ricardo Reis nº17 12ºC

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Casamentos Arranjados

O que é :


Um casamento arranjado acontece quando os noivos não escolhem o\a parceiro\a, ou seja, este é escolhido por familiares ou outros de estatuto elevado de modo a servir os seus interesses, sejam eles ecónomicos, sociais ou políticos.

Onde se pratica :

Hoje em dia já só se pratica em países como a Índia ou países islâmicos menos desenvolvidos. Mas já se praticou por todo o mundo no passado.

Objetivos:

Estes casamentos servem essencialente como alianças, entre famílias e entre reinos antigamente ou para celebrar acordos.



Pedro Vaz nº14

domingo, 2 de fevereiro de 2014

MGF: Dados e Amnistia Internacional

A Mutilação genital feminina, também denominada de circuncisão feminina é uma prática realizada principalmente em África e Ásia.

É uma ofensa grave aos direitos humanos em geral e aos direitos da mulher e das crianças, em especial, e causa danos físicos e psicológicos irreversíveis.

Nestes países, a tradição é realizada no âmbito de festas culturais pois é considerada a "transformação" de uma menina para uma mulher completa  (que deve ser obediente e dócil para com o futuro marido).


(Percentagem de mulheres mutiladas dos 15 aos 49 anos)

(Percentagem das mulheres que foram mutiladas vs as que acham que a tradição deve continuar)


O que a Amnistia internacional diz sobre esta prática? 

A MGF é uma manifestação de violações de direitos humanos baseadas no género que pretende controlar a sexualidade e autonomia das mulheres, e que são comuns a todas as culturas. Embora impressionante devido à sua gravidade e dimensão, a MGF não pode ser encarada isoladamente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, UNICEF e UNFPA, estima-se que cerca de 3 milhões de mulheres e crianças correm risco de mutilação todos os anos. A MGF foi documentada em cerca de 28 países do continente africano, bem como em países asiáticos e do Médio Oriente. No entanto, e devido aos crescentes movimentos migratórios, a prática da MGF tem vindo a ser alargada também a outras regiões e países, incluindo europeus.
 (...) 
A UNICEF declarou que esta prática “pode ser eliminada no espaço de uma geração”. No entanto, a diminuição da taxa de prática do ritual não indica uma diminuição global. Por conseguinte, para erradicar a MGF serão exigidos mais esforços por parte dos governos, pela sociedade civil, e pela comunidade internacional. Terão de ser influenciadas através de um empenho global coletivo. Líderes dos países em que se pratica MGF têm um papel importante para desencorajar esta prática. A Amnistia Internacional esforça-se para que os direitos destas mulheres e crianças sejam respeitados e acredita que com um empenho global coletivo se possa chegar ao objetivo desejado.

 Fontes:
www.childinfo.org/fgmc_progress.html -  (unicef) 
www.amnistia-internacional.pt


Daniela Cortesão | Nº8

Waris Dirie

    
Liya Kebede
                                       


Prémios:
  • Woman of the Year Award (2000) by Glamour magazine.
  • Corine Award (2002) of the umbrella association of the German bookselling trade.
  • Women's World Award (2004) from former President of the USSR, Mikhail Gorbachev.
  • Bishop Óscar Romero Award (2005) by the Catholic Church.
  • Chevalier de la Légion d’Honneur (2007) from former President of France, Nicolas Sarkozy.
  • Prix des Générations (2007) by the World Demographic Association.
  • Martin Buber Gold Medal from the Euriade Foundation (2008), founded by Werner Janssen in 1981.
  • Gold medal of the President of the Republic of Italy (2010) for her achievements as a human rights activist.
Curiosidades:

Participou num filme 007 chamado ''The living daylights'' em 1987;

Escreveu 5 livros, sendo 3 bestsellers que foram: 
  • Desert Flower (1998)
  • Desert Dawn (2004)
  • Desert Children (2005)  

  • Em 2002 criou a Desert Flower Fundation em Vienna, Austria.
    Mais tarde criou também a Desert Dawn Fundation, sendo esta mais concentrada na angariação de fundos para a construção de escolas e hospitais.
    Em 2005 adquiriu a cidadania austríaca.
    Atualmente vive em Vienna mas também em Gdansk na Polónia.



    António Gonçalves nº1






    sábado, 1 de fevereiro de 2014


    Abuso sexual de menores

     

     Adulto ou adolescente mais velho usa uma criança para estimulação sexual, pedir ou pressionar a criança a se envolver em atividades sexuais, ter contato físico sexual com uma criança, ou usar uma criança para produzir pornografia infantil.

      Porque o abuso sexual infantil ocorre muitas vezes ao junto a outras variáveis ​​possivelmente cojuntas, tais como ambiente familiar miserável e abuso físico, alguns estudiosos afirmam que é importante controlar essas variáveis ​​em estudos que medem os efeitos do abuso sexual. Durante uma revisão da literatura relacionada em 1998, Martin e Fleming afirmaram "A hipótese apresentada neste trabalho é que, na maioria dos casos, o dano básico causado pelo abuso sexual em crianças é devido a capacidade da criança em desenvolver confiança, intimidade, agência e sexualidade, e que muitos dos problemas de saúde mental da vida adulta associados a histórias de abuso sexual infantil são efeitos de segunda ordem." Outros estudos encontraram uma associação independente de abuso sexual de crianças com resultados psicológicos adversos.


    Joana Alves 12ºc

    quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

    VIOLENCIA NO NAMORO!

    O que é?

    É um ato de violência, pontual ou contínua, cometida por um dos parceiros (ou por ambos) numa relação de namoro, com o objetivo de controlar, dominar e ter mais poder do que a outra pessoa envolvida na relação.

    Existem diferentes formas de violência no namoro:

    VIOLÊNCIA FÍSICA:
    Por exemplo, quando o/a teu/tua namorado/a:


    • te empurra;
    • te agarra ou prende;
    • te atira objetos;
    • te dá bofetadas, pontapés e/ou murros; 
    • ameaça usar a força física ou a agressão. 

     VIOLÊNCIA SEXUAL:
    Por exemplo, quando o/a teu/tua namorado/a:


    • te obriga a praticar atos sexuais (sexo anal, sexo oral e/ou vaginal), mesmo quando não queres;
    • te acaricia (ou força carícias), sem que queiras.

     VIOLÊNCIA VERBAL:

    Por exemplo, quando o/a teu/tua namorado/a:

    • te chama nomes e/ou grita;
    • te humilha, através de críticas e comentários negativos (ex.: “Não vales nada.”);
    • te intimida e ameaça.

     

    VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA:
    Por exemplo, quando o/a teu/tua namorado/a:


    • parte ou estraga os teus objetos ou roupa;
    • controla a tua maneira de vestir;
    • controla o que fazes nos tempos livres e ao longo do dia;
    • te liga constantemente ou envia mensagens;
    • ameaça terminar a relação como estratégia de manipulação.

     

    VIOLÊNCIA SOCIAL:
    Por exemplo, quando o/a teu/tua namorado/a:


    • te humilha, envergonha ou tenta denegrir a tua imagem em público, especialmente junto dos teus familiares e amigos;
    • mexe, sem o teu consentimento, no teu telemóvel, nas tuas contas de correio eletrónico ou na tua conta do Facebook;
    • te proíbe de conviver com os teus amigos e/ou com a tua família.
     Podem acontecer diferentes formas de violência na mesma relação namoro. Por exemplo, as agressões verbais podem ocorrer antes de uma agressão física.

    Todas as formas de violência no namoro têm um objetivo comum: magoar, humilhar, controlar e assustar. 

    Lembra-te que...

    A violência nunca é uma forma de expressar amor ou paixão por outra pessoa. 

    Os ciúmes não servem de justificação para qualquer comportamento violento. 

    Consulta segurança nas relações de namoro para mais informações sobre os direitos e deveres numa relação de namoro e as estratégias mais adequadas para resolver conflitos e desentendimentos entre namorados


    Como e onde procurar ajuda?

     

    A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma instituição particular de solidariedade social que presta informação, proteção e apoio emocional, psicológico, jurídico e social a todas as vítimas de crimes, aos seus familiares e amigos.

    O apoio é gratuito e confidencial (o que significa que não precisas de te identificar para falares connosco – dizer o teu nome, onde moras ou o nome dos teus pais, por exemplo).

    A APAV possui uma rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima espalhados por diferentes regiões do país. Neles tens ao dispor um conjunto de Técnicos de Apoio à Vítima, devidamente formados e preparados, que podem aconselhar-te, apoiar-te e responder às tuas dúvidas e preocupações.

    Se precisares de ajuda ou informação podes:
    1. Ligar para o número 707 200 077 (10h00-13h00/14h00-17h00 – dias úteis).
    2. Enviar e-mail para apav.sede@apav.pt. Os nossos profissionais irão responder-te o mais rapidamente possível.
    3. Dirigir-te a um dos nossos Gabinetes de Apoio à Vítima.

    Fonte: http://www.apavparajovens.pt/pt

    Trabalho realizado por: Beatriz Gonçalves nº2

     


    Separador

    quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

    A emancipação feminina


    Na década de 20, o feminismo assume contornos diversos, muito influenciado pela Primeira Guerra Mundial. As mulheres, particularmente as das classes médias e alta (mais instruídas e, por isso, mais permeáveis à mudança), ocupam os lugares deixados vagos pelos homens, que partem para a guerra, e descobrem um novo mundo de liberdade e de oportunidades. Podiam ser vistas a trabalhar em quase todos os setores da atividade económica e social, desde os trabalhos pesados nas fábricas até à gestão e direção de empresas. Terminado o conflito, não querem retornar à dependência económica, ou seja, à menorização social anterior.

    movimento feminista organizado remonta ao século XIX quando as mulheres reivindicavam direitos jurídicos iguais aos homens (gestão do património, valorização do trabalho, direito à educação).
    No início do séc. XX, reivindicam o direito de participação na vida política (direito de voto). 

    Conclusão:

    O mundo precisa de mais incentivos deste género, de mulheres a lutar  pelo que merecem e que lhes é de direito. Acabar com o desprezo e desrespeito, que se verifica sobretudo nos países árabes, onde são tratadas de forma materialista e não humana.

    Pedro Dias 12ºC   

    Crianças Escravas

    Shenzhen, a cidade na China onde é produzida a maior parte destes dispositivos(Ipads e iPhones), é o melhor exemplo desta realidade. Ali é onde está a matriz da Foxconn, a companhia que fabrica os iPhones e o iPad para Apple, bem como outros dispositivos para outras empresas.Os seus trabalhadores atingem quase 430.000 pessoas, das quais  menos 5% não atinge o limite de idade legalmente aceite para trabalhar, operários de 14, 13 e inclusive 12 anos trabalham ao lado de outros bem mais velhos, digamos, polindo o cristal dos iPhones.

    De acordo com uma destas operárias, a Foxconn não se importa com a idade de quem esta ao seu serviço, mas quando uma inspeção oficial se aproxima, a empresa esconde por um tempo àqueles operários que são muito jovens e os substitui por outros com aparência de adultos. A empresa sabe, por suposto, a data em que estas revisões acontecem.

    Sóbrios e enormes galpões tomados de dezenas de milhares de operários, trabalhando uníssona, monótona e mecanicamente, sem pausas nem distrações, com olhos, mãos, atenção na repetição infinita tarefa atribuída. 8 horas ao dia,a 12 ou mesmo a 16 quando há que fabricar um novo gadget que as multidões impacientes estão ansiosas por possuir; produtos que dificilmente conhecem em sua última forma e cujo funcionamento consideram mágico.

    Os sindicatos são proibidos na China. Quem quer que seja surpreendido organizando um, é preso imediatamente e enviado a prisão.Circula entre as companhias uma "lista negra" com os nomes daqueles trabalhadores chamados de "problemáticos", aqueles que se atrevem a pedir pagamento da hora extra.
    Tiago nº22

    E se de repente a tua vida não passasse de um sonho?

    http://www.youtube.com/watch?v=NKWnE-u_A8E




    E se de repente as raparigas fossem as vítimas...e os rapazes os criminosos?.... e se no meio disto tudo uma lágrima de sangue for a vitória de um homem violento?...........

    http://www.youtube.com/watch?v=WxaTzRVH6Ys

    E de que vale ser bonita e sorrir? de que vale ser mulher se no fundo não passamos de objectos?

    por Jéssica Mendes nº 10

    IMIGRAÇÃO ILEGAL OU CLANDESTINA
    Imigração para além das fronteiras nacionais com a violação de leis de imigração do país de destino. Segundo essa definição, um imigrante em situação ilegal é:
    - Um estrangeiro que atravessou ilegalmente uma fronteira política internacional, seja por terra, água ou ar;
     -Um estrangeiro que tenha entrado legalmente num país, mas permaneceu no país após o vencimento do visto.
     Na política, a imigração ilegal pode implicar várias questões sociais:
    - Na economia;
    - Bem-estar social;
     - Educação;
    - Cuidados de saúde; 
    - Escravidão;
     - Prostituição;
     - Criminalidade;
    - Proteções legais;
    - Direitos de voto;
    - Serviços públicos;
    Razões para a imigração ilegal:
    Escapar a uma guerra civil;
    Repressão no país de origem, como perseguições religiosas, assédio moral, opressão, genocídio ou uma Ditadura.
    Curiosidade:
    O país que mais sofre com este tipo de imigração é sem dúvida os Estados Unidos da América onde imigrantes mexicanos arriscam a vida pelo longo e perigoso deserto do Texas e tentam atravessar pela fronteira para morar principalmente na Califórnia(Los Angeles, San Diego), Flórida (Miami) e Texas(Dallas, Houston) além de ter também considerável concentração de imigrantes em situação ilegal nos estados do Alabama (Nova Orleães).
    Outra forma de atravessar ilegalmente é via mar, de onde saem balsas precárias quando referido à segurança principalmente de Cuba, do Haiti e da República Dominicana.
    Para se ter ideia, segundo estatísticas, até o ano de 2009, os Estados Unidos tinham cerca de 40 milhões de imigrantes sendo 11,6 milhões ilegais, e relembrando, a população dos Estados Unidos que vivem abaixo da linha da pobreza, é estimada em 30 milhões de pessoas.
    Mesmo os Estados Unidos sendo o principal foco atraente para imigração, em grande parte ilegal, há também outros países que sofrem o mesmo problema que os norte americanos, como a Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Japão, Itália, entre outros.
    A Espanha que tem uma mínima parte de seu território no norte da África, que corresponde à Cidade de Ceuta, foi obrigada a construir um muro de mais ou mesmos 8 km de extensão cercando esta cidade para impedir a passagem de imigrantes que tentam a travessia para a Europa através do pequeníssimo Estreito de Gibraltar.







    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EgfM_rrDJmo













    Fonte:
    IMIGRAÇÃO ILEGAL OU CLANDESTINA [em linha] [Consult.29 Jan. 2014]. Disponível na Internet: <URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_clandestina>.
    ENTRADA PARA CLANDESTINOS: [em linha] [Consult.29 Jan. 2014]. Disponível na Internet: <URL: http://expresso.sapo.pt/users/0/12/ecc4564c.jpg>
    Trabalho realizado por: Bianca Matos 12ºC