quarta-feira, 29 de janeiro de 2014


IMIGRAÇÃO ILEGAL OU CLANDESTINA
Imigração para além das fronteiras nacionais com a violação de leis de imigração do país de destino. Segundo essa definição, um imigrante em situação ilegal é:
- Um estrangeiro que atravessou ilegalmente uma fronteira política internacional, seja por terra, água ou ar;
 -Um estrangeiro que tenha entrado legalmente num país, mas permaneceu no país após o vencimento do visto.
 Na política, a imigração ilegal pode implicar várias questões sociais:
- Na economia;
- Bem-estar social;
 - Educação;
- Cuidados de saúde; 
- Escravidão;
 - Prostituição;
 - Criminalidade;
- Proteções legais;
- Direitos de voto;
- Serviços públicos;
Razões para a imigração ilegal:
Escapar a uma guerra civil;
Repressão no país de origem, como perseguições religiosas, assédio moral, opressão, genocídio ou uma Ditadura.
Curiosidade:
O país que mais sofre com este tipo de imigração é sem dúvida os Estados Unidos da América onde imigrantes mexicanos arriscam a vida pelo longo e perigoso deserto do Texas e tentam atravessar pela fronteira para morar principalmente na Califórnia(Los Angeles, San Diego), Flórida (Miami) e Texas(Dallas, Houston) além de ter também considerável concentração de imigrantes em situação ilegal nos estados do Alabama (Nova Orleães).
Outra forma de atravessar ilegalmente é via mar, de onde saem balsas precárias quando referido à segurança principalmente de Cuba, do Haiti e da República Dominicana.
Para se ter ideia, segundo estatísticas, até o ano de 2009, os Estados Unidos tinham cerca de 40 milhões de imigrantes sendo 11,6 milhões ilegais, e relembrando, a população dos Estados Unidos que vivem abaixo da linha da pobreza, é estimada em 30 milhões de pessoas.
Mesmo os Estados Unidos sendo o principal foco atraente para imigração, em grande parte ilegal, há também outros países que sofrem o mesmo problema que os norte americanos, como a Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Japão, Itália, entre outros.
A Espanha que tem uma mínima parte de seu território no norte da África, que corresponde à Cidade de Ceuta, foi obrigada a construir um muro de mais ou mesmos 8 km de extensão cercando esta cidade para impedir a passagem de imigrantes que tentam a travessia para a Europa através do pequeníssimo Estreito de Gibraltar.







Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EgfM_rrDJmo













Fonte:
IMIGRAÇÃO ILEGAL OU CLANDESTINA [em linha] [Consult.29 Jan. 2014]. Disponível na Internet: <URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_clandestina>.
ENTRADA PARA CLANDESTINOS: [em linha] [Consult.29 Jan. 2014]. Disponível na Internet: <URL: http://expresso.sapo.pt/users/0/12/ecc4564c.jpg>
Trabalho realizado por: Bianca Matos 12ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário