quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

OLIGOPÓLIO

Definição
Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço. 

Oligopólio e consumidores 
Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos. 

Combate à prática 
Os países que seguem uma economia baseada na livre concorrência empresarial, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia.

Características
Uma característica importante dos oligopólios é o facto de estarem em sectores com fortes barreiras à entrada, sejam elas os elevados custos de entrada, a existência de uma escala mínima de eficiência muito elevada, a existência de fortes economias de experiência, as limitações legais, ou outras. Os oligopólios são muito comuns, sendo muito frequente encontrá-los em alguns sectores da indústria, transportes e comunicações, nos quais as barreiras à entrada são elevados.

Webgrafia
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/oligopolio.htm

http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/oligopolio.htm

Ricardo Reis nº17 12ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário