quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

VIOLENCIA NO NAMORO!

O que é?

É um ato de violência, pontual ou contínua, cometida por um dos parceiros (ou por ambos) numa relação de namoro, com o objetivo de controlar, dominar e ter mais poder do que a outra pessoa envolvida na relação.

Existem diferentes formas de violência no namoro:

VIOLÊNCIA FÍSICA:
Por exemplo, quando o/a teu/tua namorado/a:


  • te empurra;
  • te agarra ou prende;
  • te atira objetos;
  • te dá bofetadas, pontapés e/ou murros; 
  • ameaça usar a força física ou a agressão. 

 VIOLÊNCIA SEXUAL:
Por exemplo, quando o/a teu/tua namorado/a:


  • te obriga a praticar atos sexuais (sexo anal, sexo oral e/ou vaginal), mesmo quando não queres;
  • te acaricia (ou força carícias), sem que queiras.

 VIOLÊNCIA VERBAL:

Por exemplo, quando o/a teu/tua namorado/a:

  • te chama nomes e/ou grita;
  • te humilha, através de críticas e comentários negativos (ex.: “Não vales nada.”);
  • te intimida e ameaça.

 

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA:
Por exemplo, quando o/a teu/tua namorado/a:


  • parte ou estraga os teus objetos ou roupa;
  • controla a tua maneira de vestir;
  • controla o que fazes nos tempos livres e ao longo do dia;
  • te liga constantemente ou envia mensagens;
  • ameaça terminar a relação como estratégia de manipulação.

 

VIOLÊNCIA SOCIAL:
Por exemplo, quando o/a teu/tua namorado/a:


  • te humilha, envergonha ou tenta denegrir a tua imagem em público, especialmente junto dos teus familiares e amigos;
  • mexe, sem o teu consentimento, no teu telemóvel, nas tuas contas de correio eletrónico ou na tua conta do Facebook;
  • te proíbe de conviver com os teus amigos e/ou com a tua família.
 Podem acontecer diferentes formas de violência na mesma relação namoro. Por exemplo, as agressões verbais podem ocorrer antes de uma agressão física.

Todas as formas de violência no namoro têm um objetivo comum: magoar, humilhar, controlar e assustar. 

Lembra-te que...

A violência nunca é uma forma de expressar amor ou paixão por outra pessoa. 

Os ciúmes não servem de justificação para qualquer comportamento violento. 

Consulta segurança nas relações de namoro para mais informações sobre os direitos e deveres numa relação de namoro e as estratégias mais adequadas para resolver conflitos e desentendimentos entre namorados


Como e onde procurar ajuda?

 

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma instituição particular de solidariedade social que presta informação, proteção e apoio emocional, psicológico, jurídico e social a todas as vítimas de crimes, aos seus familiares e amigos.

O apoio é gratuito e confidencial (o que significa que não precisas de te identificar para falares connosco – dizer o teu nome, onde moras ou o nome dos teus pais, por exemplo).

A APAV possui uma rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima espalhados por diferentes regiões do país. Neles tens ao dispor um conjunto de Técnicos de Apoio à Vítima, devidamente formados e preparados, que podem aconselhar-te, apoiar-te e responder às tuas dúvidas e preocupações.

Se precisares de ajuda ou informação podes:
  1. Ligar para o número 707 200 077 (10h00-13h00/14h00-17h00 – dias úteis).
  2. Enviar e-mail para apav.sede@apav.pt. Os nossos profissionais irão responder-te o mais rapidamente possível.
  3. Dirigir-te a um dos nossos Gabinetes de Apoio à Vítima.

Fonte: http://www.apavparajovens.pt/pt

Trabalho realizado por: Beatriz Gonçalves nº2

 


Separador

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A emancipação feminina


Na década de 20, o feminismo assume contornos diversos, muito influenciado pela Primeira Guerra Mundial. As mulheres, particularmente as das classes médias e alta (mais instruídas e, por isso, mais permeáveis à mudança), ocupam os lugares deixados vagos pelos homens, que partem para a guerra, e descobrem um novo mundo de liberdade e de oportunidades. Podiam ser vistas a trabalhar em quase todos os setores da atividade económica e social, desde os trabalhos pesados nas fábricas até à gestão e direção de empresas. Terminado o conflito, não querem retornar à dependência económica, ou seja, à menorização social anterior.

movimento feminista organizado remonta ao século XIX quando as mulheres reivindicavam direitos jurídicos iguais aos homens (gestão do património, valorização do trabalho, direito à educação).
No início do séc. XX, reivindicam o direito de participação na vida política (direito de voto). 

Conclusão:

O mundo precisa de mais incentivos deste género, de mulheres a lutar  pelo que merecem e que lhes é de direito. Acabar com o desprezo e desrespeito, que se verifica sobretudo nos países árabes, onde são tratadas de forma materialista e não humana.

Pedro Dias 12ºC   

Crianças Escravas

Shenzhen, a cidade na China onde é produzida a maior parte destes dispositivos(Ipads e iPhones), é o melhor exemplo desta realidade. Ali é onde está a matriz da Foxconn, a companhia que fabrica os iPhones e o iPad para Apple, bem como outros dispositivos para outras empresas.Os seus trabalhadores atingem quase 430.000 pessoas, das quais  menos 5% não atinge o limite de idade legalmente aceite para trabalhar, operários de 14, 13 e inclusive 12 anos trabalham ao lado de outros bem mais velhos, digamos, polindo o cristal dos iPhones.

De acordo com uma destas operárias, a Foxconn não se importa com a idade de quem esta ao seu serviço, mas quando uma inspeção oficial se aproxima, a empresa esconde por um tempo àqueles operários que são muito jovens e os substitui por outros com aparência de adultos. A empresa sabe, por suposto, a data em que estas revisões acontecem.

Sóbrios e enormes galpões tomados de dezenas de milhares de operários, trabalhando uníssona, monótona e mecanicamente, sem pausas nem distrações, com olhos, mãos, atenção na repetição infinita tarefa atribuída. 8 horas ao dia,a 12 ou mesmo a 16 quando há que fabricar um novo gadget que as multidões impacientes estão ansiosas por possuir; produtos que dificilmente conhecem em sua última forma e cujo funcionamento consideram mágico.

Os sindicatos são proibidos na China. Quem quer que seja surpreendido organizando um, é preso imediatamente e enviado a prisão.Circula entre as companhias uma "lista negra" com os nomes daqueles trabalhadores chamados de "problemáticos", aqueles que se atrevem a pedir pagamento da hora extra.
Tiago nº22

E se de repente a tua vida não passasse de um sonho?

http://www.youtube.com/watch?v=NKWnE-u_A8E




E se de repente as raparigas fossem as vítimas...e os rapazes os criminosos?.... e se no meio disto tudo uma lágrima de sangue for a vitória de um homem violento?...........

http://www.youtube.com/watch?v=WxaTzRVH6Ys

E de que vale ser bonita e sorrir? de que vale ser mulher se no fundo não passamos de objectos?

por Jéssica Mendes nº 10

IMIGRAÇÃO ILEGAL OU CLANDESTINA
Imigração para além das fronteiras nacionais com a violação de leis de imigração do país de destino. Segundo essa definição, um imigrante em situação ilegal é:
- Um estrangeiro que atravessou ilegalmente uma fronteira política internacional, seja por terra, água ou ar;
 -Um estrangeiro que tenha entrado legalmente num país, mas permaneceu no país após o vencimento do visto.
 Na política, a imigração ilegal pode implicar várias questões sociais:
- Na economia;
- Bem-estar social;
 - Educação;
- Cuidados de saúde; 
- Escravidão;
 - Prostituição;
 - Criminalidade;
- Proteções legais;
- Direitos de voto;
- Serviços públicos;
Razões para a imigração ilegal:
Escapar a uma guerra civil;
Repressão no país de origem, como perseguições religiosas, assédio moral, opressão, genocídio ou uma Ditadura.
Curiosidade:
O país que mais sofre com este tipo de imigração é sem dúvida os Estados Unidos da América onde imigrantes mexicanos arriscam a vida pelo longo e perigoso deserto do Texas e tentam atravessar pela fronteira para morar principalmente na Califórnia(Los Angeles, San Diego), Flórida (Miami) e Texas(Dallas, Houston) além de ter também considerável concentração de imigrantes em situação ilegal nos estados do Alabama (Nova Orleães).
Outra forma de atravessar ilegalmente é via mar, de onde saem balsas precárias quando referido à segurança principalmente de Cuba, do Haiti e da República Dominicana.
Para se ter ideia, segundo estatísticas, até o ano de 2009, os Estados Unidos tinham cerca de 40 milhões de imigrantes sendo 11,6 milhões ilegais, e relembrando, a população dos Estados Unidos que vivem abaixo da linha da pobreza, é estimada em 30 milhões de pessoas.
Mesmo os Estados Unidos sendo o principal foco atraente para imigração, em grande parte ilegal, há também outros países que sofrem o mesmo problema que os norte americanos, como a Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Japão, Itália, entre outros.
A Espanha que tem uma mínima parte de seu território no norte da África, que corresponde à Cidade de Ceuta, foi obrigada a construir um muro de mais ou mesmos 8 km de extensão cercando esta cidade para impedir a passagem de imigrantes que tentam a travessia para a Europa através do pequeníssimo Estreito de Gibraltar.







Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EgfM_rrDJmo













Fonte:
IMIGRAÇÃO ILEGAL OU CLANDESTINA [em linha] [Consult.29 Jan. 2014]. Disponível na Internet: <URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_clandestina>.
ENTRADA PARA CLANDESTINOS: [em linha] [Consult.29 Jan. 2014]. Disponível na Internet: <URL: http://expresso.sapo.pt/users/0/12/ecc4564c.jpg>
Trabalho realizado por: Bianca Matos 12ºC


Direitos Humanos:
 São os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos.
 Engloba os direitos civis e políticos (exemplos: direitos à vida, à propriedade, liberdades de pensamento, de expressão, de crença, direitos à nacionalidade, de participar do governo do seu Estado, podendo votar e ser votado, entre outros, tendo sempre em conta o valor liberdade); direitos económicos, sociais e culturais (exemplos: direitos ao trabalho, à educação, à saúde, à moradia, à distribuição de renda, etc.
Fundamentados no valor igualdade de oportunidades; direitos difusos e colectivos (exemplos: direito à paz, direito ao progresso, autodeterminação dos povos, direito ambiental, direitos do consumidor, entre outros, fundamentados no valor fraternidade).

É afirmado na declaração universal dos direitos humanos que:
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”



Trabalho realizado por: Sara Carvalho, nº18, 12ºC 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos
http://deabrilemdiante.blogspot.pt/2010/06/flor-do-deserto-mais-um-excelente-filme.html




Casamento de conveniência


Casamento por conveniência é um casamento que acontece fundamentalmente por um objectivo jurídico, social ou económico, sem que exista vínculo sentimental entre os intervenientes.
Em Portugal estes casamentos são crime, punidos com pena de prisão, se se confirmar que um português se casou com um imigrante em situação ilegal para que este obtenha a autorização de residência ou a nacionalidade portuguesa.

Português condenado em Inglaterra por casamento de conveniência

Foram condenados mais dois nigerianos que teriam alegadamente casado com mulheres com passaporte português.
Jeff Belmonte/Flickr/Creative Commons

 

Um português foi condenado na quinta-feira a dois anos de prisão por um tribunal em Nottingham, no Centro de Inglaterra, devido à participação num casamento de conveniência com uma mulher zambiana, noticiou um jornal local.
O júri não acreditou nos depoimentos de Nuno Moreira, de 29 anos, e de Leya Mtonga, de 39 anos, de que a cerimónia a 22 de Outubro numa conservatória do Registo Civil tinha sido genuína, e decretou que ambos eram culpados de conspiração para facilitar a imigração ilegal.
De acordo com o Nottingham Post, o juiz, Philip Head, não aceitou a gravidez de Mtonga como argumento para evitar uma sentença de prisão efectiva, afirmando: "Sou levado a concluir que foi uma decisão consciente e deliberada para tentar sustentar a sua pretensão de um casamento genuíno".
Um casamento é considerado por conveniência quando um cidadão não-europeu casa com outro de um país da União Europeia com a intenção de obter um visto de residência de longa duração, bem como o direito de trabalhar e reclamar apoios sociais.
No mesmo julgamento foram condenados mais dois nigerianos que teriam alegadamente casado com mulheres com passaporte português, uma das quais nunca terá entrado no Reino Unido. O conluio terá sido organizado por um homem, entretanto desaparecido, que dirigia uma agência de apoio a imigrantes, através da qual recrutava portugueses para casar com cidadãos extra-europeus com o visto a expirar.
Durante o julgamento, o procurador público terá apresentado provas da existência de pelo menos mais sete destes casamentos falsos e o envolvimento de outras 18 pessoas, refere o Nottingham Post.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/portugues-condenado-em-inglaterra-por-casamento-de-conveniencia-1616241

Constança Rodrigues nº7

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

                                                                  Lei de Engel:
  Lei de Engel:  enunciada pelo economista alemão Engel,que se  baseia na constatação de que existe uma relação entre os rendimentos das famílias e a respectiva estrutura do consumo. De acordo com esta lei, quanto menor for o rendimento de uma família, terá uma maior tendencia a ser a proporção dos seus rendimentos gasta em alimentação e inferior será a proporção dos rendimentos gasta em saúde, cultura, lazer, habitação,...
  Assim, a elasticidade de procura de comida por parte dos agregados familiares é inferior a 1, e tende para 0 com a subida do rendimento.
  A explicação para este facto deverá ser simples, uma vez satisfeitas as necessidades básicas de alimentação, a capacidade/necessidade das pessoas gastarem mais em comida é  limitada.

Fonte: http://studentsforeconomy.blogspot.pt/2011/10/conceito-de-lei-de-engel.html

Sara Carvalho nº 18
 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Lei de Engel

"LEI DE ENGEL

Quanto menor for o rendimento de uma família, maior tenderá a ser a proporção dos seus rendimentos gasta em alimentação e menor será a proporção dos rendimentos gasta em cultura, lazer, e gastos diversos.


Uma família que viva com o salário mínimo gastará a maior parte do rendimento em alimentação, e pouco restará depois de pagar a habitação, provavelmente para vestuário ou calçado barato. Bens de luxo serão inexistentes.


Quando o rendimento sobe, as famílias naturalmente gastarão mais dinheiro em todas as rubricas, mas observando a estrutura do consumo – a importância percentual de cada rubrica – observa-se que a alimentação perde importância, enquanto os gastos diversos ganham maior expressão. Por exemplo, ganhando mais poderão sair mais vezes, ir ao cinema e jantar fora. A refeição no restaurante não é alimentação, porque também se paga o serviço, e portanto seria incluída em gastos diversos."

 "Apesar da reduzida produtividade e dos baixos rendimentos da população portuguesa, encontram-se muitos países desenvolvidos com menor número de subscrições (por 100 pessoas) de telemóveis: Japão, França, Estados Unidos e Canadá, entre outros, têm menos telemóveis que Portugal."

http://www.google.com/publicdata/explore?ds=d5bncppjof8f9_&ctype=l&strail=false&bcs=d&nselm=h&met_y=it_cel_sets_p2&scale_y=lin&ind_y=false&rdim=country&idim=country:PRT:IRL:GRC:FRA:FIN:DEU:ITA:USA:GBR:AUT:CAN:JPN:ESP:NLD:CHN:IND&ifdim=country&tstart=-314755200000&tend=1263168000000&hl=en&dl=en&ind=false 

 "O número de automóveis (por 1.000 habitantes) é igualmente dos maiores da União Europeia, onde apenas somos batidos por Itália!"

http://www.google.com/publicdata/explore?ds=e8cmo79ldj412_&ctype=l&strail=false&bcs=d&nselm=h&met_y=motorization_rate&scale_y=lin&ind_y=false&rdim=country_group&idim=country:de:fr:fi:at:be:dk:it:ie:nl:pt:es:se:uk:pl:lv:sk:ro:hu:bg&ifdim=country_group&hl=en&dl=en&ind=false

Fonte: http://economiax.blogspot.pt/2012/01/lei-de-engel.html
Por: Beatriz Tomás Gonçalves nº2