Subida de 5% das exportações impulsiona previsão de crescimento para 2014
Estratégia de Pires de Lima aposta na dinamização do mercado interno. Mas o consumo privado só deverá crescer 0,1% no próximo ano.
Um crescimento mais forte das vendas ao exterior e uma queda menos acentuada das importações; uma descida mais intensa do consumo público, mas um aumento menor do investimento. É este o cenário económico traçado pelo Governo para 2014, ano em que espera um crescimento de 0,8%.
Em vez de uma progressão de 4,5% das exportações no próximo ano, o executivo conta agora com um aumento de 5%, segundo as novas projecções económicas das Grandes Opções do Plano enviadas pelo executivo ao Conselho Económico e Social, a que o PÚBLICO teve acesso.
Num contexto de melhoria da conjuntura europeia, houve também uma revisão dos números para as importações, tanto para este ano, como para o próximo. Até aqui, o Governo esperava uma contracção nesta componente em 2013, mas as actuais projecções apontam já para um crescimento (de 0,8%). Para 2014, é esperado um aumento de 2,6%, conthttp://www.publico.pt/economia/noticia/subida-de-5-das-exportacoes-impulsiona-previsao-de-crescimento-da-economia-em-2014-1608371ra 3%.
Por: Jéssica Mendes nº 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário